De muitas maneiras 7 Wonders: Duel lembra seu pai 7 Wonders onde mais de três jogadores adquirem cartas que fornecem recursos ou avançam suas forças armadas e avanços científicos, a fim de desenvolver uma civilização e completar.
O que é diferente sobre 7 Wonders: Duel é que, como o título sugere, o jogo é apenas para dois jogadores, com os jogadores não selecionando cartas simultaneamente de suas mãos, mas a partir de uma exposição de cartas com a face para baixo e cartas viradas para cima organizadas no início de uma partida. Um jogador pode pegar uma carta somente se ela não estiver coberta por qualquer outra carta. Alguns movimentos de bônus permitem pegar a segunda carta imediatamente. Como no jogo original, cada carta que você adquire pode ser construída, descartada por três moedas, ou usada para construir uma maravilha.
Mecânicas
Colecionar Conjuntos, Camadas de Componentes, Compra Aberta, Cabo-de-Guerra, Jogadores com Diferentes Habilidades, Fim por Morte Súbita, Árvores / Trilhas de Tecnologia, Bônus de Fim de Jogo, Cartas Multiuso, Habilidades 1 vez por Partida, Marcas, Mercado, Pontos de Vitória como Recurso, Preparação Variável, Rendimentos, Tabuleiro Modular